top of page

Serviço de Convivência e
Fortalecimento de Vínculos

O SCFV é uma sigla que significa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que no caso do Clube das Mães Unidas são atendidas Grupos de Crianças e Adolescentes de 6 a15 anos.

O SCFV do Clube das Mães Unidas está localizado na Rua Roseiral, 77 - Vila Ricardo -  Londrina

Mas, você sabe exatamente o que é e como funciona o SCFV?

 

SCFV é uma sigla que significa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, é um dos serviços oferecidos no nível da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social. Ou seja, o SCFV está vinculado aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

SCFV: o que é e qual a sua importância para o SUAS?

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) integra o conjunto de serviços do SUAS, oferecendo à população que vivencia situações de vulnerabilidades sociais, novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social, contribuindo dessa forma para a planejamento de estratégias e na construção de novos projetos de vida.

 

segurança de convívio, garantida aos usuários pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS), refere-se à efetivação do direito à convivência familiar e à proteção da família. Visa o enfrentamento de situações de isolamento social, enfraquecimento ou rompimento de vínculos familiares e comunitários, além de situações discriminatórias e estigmatizantes.

 

O direito ao convívio é assegurado, por meio de um conjunto de serviços locais que visam à convivência, à socialização e à acolhida de famílias cujos vínculos familiares e comunitários precisam ser protegidos.

 

O enfrentamento das situações de vulnerabilidades é realizado por meio de ações centradas no fortalecimento da autoestima, dos laços de solidariedade e dos sentimentos de pertença e coletividade.

 

Dentre as atividades desenvolvidas pelos grupos do SCFV, destacam-se as de natureza artístico-cultural, desportivas, esportivas e lúdicas, que funcionam como estratégias para promover a convivência e a ressignificação de experiências conflituosas, violentas e traumáticas vivenciadas pelos usuários.

Para quem é feito o SCFV?

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é voltado a quem dele necessitar. A Tipificação Nacional de Serviços Sócioassistenciais (TNSS) cita, ainda, diversos grupos que devem ser priorizados como indivíduos pertencentes à famílias beneficiárias de programas de transferência de renda, com deficiência,

 

Os grupos podem ser organizados conforme faixas etárias, da seguinte forma:

  • Crianças até 6 anos

  • Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos

  • Adolescentes de 15 a 17 anos

  • Jovens de 18 a 29 anos

  • Adultos de 30 a 59 anos

  • Pessoas Idosas

É importante ressaltar que determinadas características de grupos familiares ou individuais são as que mais sofrem com as situações de vulnerabilidade e risco social, ocasionadas pelos seguintes aspectos a seguir: deficiência, raça-etnia, religião, orientação sexual, dentre outros.

Todas as unidades que desenvolvem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos devem ser referenciadas ao CRAS do respectivo território, mantendo a comunicação sobre as famílias através de fluxos de encaminhamentos.

Eixos norteadores do SCFV

Dentre os eixos norteadores que perpassam todos os ciclos da vida dos usuários, estão: a participação, a convivência social e o direito de ser.

 

convivência social é considerada o principal eixo do SCFV, por traduzir a essência dos serviços da Proteção Social Básica e promovendo o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. As ações e atividades estimulam o convívio social e familiar, o sentimento de pertença, a formação da identidade, a construção de novos projetos de vida, etc.

Já o direito de ser, estimula o exercício da infância e da adolescência, por meio de atividades que promovem a troca de experiências, e potencializam a vivência em cada ciclo de vida.

Por fim, a participação, através da oferta de atividades do SCFV, busca estimular a participação dos usuários nos diversos espaços de controle social, e através da família, comunidade e escola, assegurando dessa forma o seu papel como sujeito de direitos e deveres..

Quais são os objetivos do SCFV?

O principal objetivo é desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade. Além de incentivar a socialização e a convivência comunitária e a promoção de potencialidades, a partir das atividades realizadas em grupo.

 

Além dos objetivos gerais, o SCFV tem objetivos específicos para cada ciclo de vida, tendo em vista as especificidades de cada etapa do desenvolvimento dos sujeitos.

No caso do SCFV do Clube das Mães Unidas, o atendimento são para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos.

 

Para o público dessa faixa etária, o SCFV além de promover a convivência, visa também  preparar crianças e adolescentes para o exercício de sua cidadania por meio da participação social, assegurando dessa forma o desenvolvimento do seu protagonismo e da sua autonomia.

 

São objetivos específicos do SCFV para esta faixa etária:

  • Complementar as ações da família e da comunidade na proteção e no desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;

  • Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e para o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;

  • Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural de crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;

  • Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;

  • Contribuir para a inserção, reinserção e permanência no sistema educacional.

 

O serviço deve ser organizado em grupos de até 20 participantes, e a oferta das atividades em espaços físicos de unidades públicas e/ou privadas sem fins lucrativos, desde que no território de abrangência do CRAS.

 
Eixos norteadores do SCFV para Crianças e Adolescente de 6 à 15 anos

O serviço apresenta dois eixos norteadores:

  • Convivência Social: eixo principal, que trata dos aspectos ligados aos espaços de convivência e seu potencial de viabilização da superação das vulnerabilidades sociais mediante um processo de construção e fortalecimento dos vínculos relacionais e de pertencimento que promovam a proteção e a garantia de direitos.

  • Participação: eixo direcionado ao processo de democratização, e de reconhecimento da criança e do adolescente como sujeitos de direito em formação e com efetiva participação social.

Atividades em Grupo: temas a serem debatidos

Os temas a serem trabalhados devem estar presentes no território, na realidade sociocultural, na vivência individual, social e familiar dos participantes de cada grupo.

As atividades a serem realizadas podem contemplar temas sobre:

  • Infância/Adolescência e Direitos Humanos e Sócioassistenciais;

  • Infância/Adolescência e Saúde;

  • Infância/Adolescência e Meio Ambiente;

  • Infância/Adolescência e Esporte, Lazer, Ludicidade e Brincadeiras;

  • Infância/Adolescência e Trabalho.

Fonte: https://blog.gesuas.com.br/scfv/

Praça Rua Roseiral x Rua Girassol - Clube das Mães Unidas - Vila Ricardo - 20_02_2021 (14)

Capacitando para a vida

Muito além da capacitação, uma prevenção a saúde

O Clube das Mães Unidas, por meio de seus cursos e treinamentos, tem ajudado indiretamente na prevenção da depressão para a comunidade londrinense, pois uma das formas de prevenção, segundo o Ministério da Saúde, é “Combater o estresse concedendo tempo na agenda para atividades prazerosas”.

 

No Clube das Mães, as atividades proporcionam aos alunos a oportunidade de novas amizades, de novos aprendizados, e com isto a sensação de sentir-se útil, aumentando a auto estima, melhorando no relacionamento familiar e, na maioria das vezes, agregando renda a família.


Desta forma, contribuir com a Clube das Mães Unidas, é um decisão importante, pois os cursos ajudam a saúde física e mental das pessoas, além de estimular habilidades técnicas contribuindo economicamente para a sociedade.


Durante estes anos, pudemos testemunhar vários depoimentos de pessoas que se tornaram pessoas saudáveis, se livraram da depressão e melhoraram o convívio familiar!

donate
WhatsApp Image 2020-10-30 at 13.17.15 (1).jpeg

Formação de Educadores

Corpo Docente preparado para o futuro!

Os professores do Clube das Mães Unidas são todos profissionais contratados, pois acreditamos que desta forma, há uma dedicação profissional, beneficiando o ensino e respeitando o aluno com a frequência de um mesmo professor durante o curso.

 

A exigência técnica com os profissionais é comparada a de uma escola de negócios de alto nível, pois temos o apoio de Instituições que colaboram com a capacitação técnica de nossos professores.

Pessoalmente

R. Roseiral, 77 - Jd. Interlagos

Londrina - PR, 86035-330

Online
Via telefone

43 3325.6488

bottom of page